Santa Bárbara – Tricentenária

Santa Bárbara – Tricentenária.

(Das estradas reais de Minas Gerais)

A distancia de Belo Horizonte á Santa Bárbara é de aproximadamente 112km. Então, para quem sai de outro estado – a capital mineira é o referencial; principalmente de aeroporto – Confins. A cidade faz parte da rota do ouro da estrada real – E o melhor caminho a fazer é pegar à BR-381 partindo de Belo Horizonte sentido Espírito Santo e próximo à Bom Jesus do Amparo pegar á MG-436, passar por Cocais, Brumai e enfim, Santa Bárbara.

Outra forma bucólica de chegar ao município é de Trem, o passeio sai da Estação Central (próximo a Praça da Estação) de Belo Horizonte sentido ao Espírito Santo. E como em toda cidade histórica mineira, o Barroco é presença característica nas artes, principalmente às sacras.

Santa Bárbara tem uma rica História, e grande parte da riqueza se encontra dentro das varias Igrejas que constituem a cidade, em especial uma que data a construção de 1724, a Igreja Matriz de Santo Antônio, que teve o seu teto pintado pelo Manuel da Costa Ataíde, mais conhecido como Mestre Ataíde, nascido em 1830 em Mariana (outra importante cidade do circuito do ouro – estrada real de MG). Precursor artista do Barroco Rococó, seus trabalhos podem ser vistos em várias cidades mineiras, principalmente nos tetos das Igrejas. E o mestre Ataíde é considerado o maior representante e o mais expressivo artista da pintura, do Brasil colonial, no mundo.

(Ainda sobre as riquezas históricas)

Minas Gerais sempre influente na política brasileira é berço de presidentes que marcaram e fizeram história no Brasil. O JK, o Tancredo Neves, o Itamar Franco, mais recentemente a Dilma, que não nasceu mas morou um bom tempo em BH, e o ilustre nascido em Santa Bárbara – o presidente Affonso Pena. Que foi o primeiro presidente mineiro.  Em sua casa (toda restaurada, um ‘prato’ cheio para restauradores e arquitetos) fora fundado o memorial Affonso Pena, o mesmo está aberto diariamente para visitações, das 9 da manhã às 5 da tarde, com um intervalo de 2 horas para almoço. No memorial, um grande acervo sobre a história do Presidente. E uma curiosidade ‘bacana’ descoberta no teto de uma das salas da casa, pinturas de Cenas Profanas no estilo Rococó do período colonial que representam os 4 continentes (África, Europa, Ásia e América). E o ex-presidente se encontra descansando no lindo Jardim.

(Sobre as riquezas naturais)

O parque Recanto Verde está localizado no coração da cidade, com 45 hectares de mata nativa, destinados ao lazer, à convivência e à prática de esportes.

Santa Bárbara é a cidade mais próxima do Santuário do Caraça, e além do patrimônio histórico, Santa Bárbara oferece um patrimônio natural com, trilhas, cachoeiras – do Capivari, do Gambá, dos Tabõoes e a Cascatona, o circuito das águas – rio Conceição, Santa Bárbara, Maniqué, a represa do Peti, o pico da Canjerana, e a possibilidade de receber à noite visitas de lobos-guarás que vivem espalhados por todo o parque que compõem a Mata Atlântica na Serra.

O Hotel Quadrado é super bem localizado, situado na Praça Cleves de Faria, número 136 – Centro, pertinho de tudo, garantia de comodidade, conforto e luxo. Parte de um complexo que conta com o Hotel principal, o Quadradinho Solar do Marquês, o Quadradinho Solar do Duque, o Quadradíssimo Apart-hotel, todos restauradíssimos, e traz como apelo arquitetônico os traquejos da beleza e do glamour do Barroco, do Brasil Colônia; uma área de lazer com, piscina, sauna e bar. Dois restaurantes, o Bar da Estação e a Pizzaria Expresso da Estação. Os quartos são categorizados como Standard, Luxo ou Suíte: todos com banheiro privativo, telefone, frigobar, acesso á internet, TV e ar-condicionado. Excelente café da manhã com todos os quitutes que compõem a quitanda mineira.  No quadro de funcionários, profissionais capacitados para tornar seus dias de descanso, lazer e ou trabalho, os mais aprazíveis, porque junto à qualidade, trazem consigo de forma orgânica os ritos da hospitalidade mineira, que é prazenteira, acalantam e fazem do aconchego a certeza de ser tratado com excelência, a se sentir em casa, que é a tradução das ‘portas abertas’ comuns no interior.  E para arrematar, o hotel permite uma vista descomunal para a Serra do Caraça.

 

Dicas

– Para quem decidir chegar à cidade pelo passeio de Trem, atente-se aos horários, os valores praticados para as passagens são justos – cerca de R$22,00 a classe econômica.  E você pode fazer á compra do bilhete pela internet através do site: www.vale.com

A estação de destino chama Dois Irmãos – em Barão de Cocais, município vizinho.

– O Hotel e a cidade oferecem vários eventos, atrativos turísticos, e ambos mantêm os calendários dos eventos nos respectivos sites.

– A cidade também é conhecida pela produção do mel e mantém um museu aberto ao público destinado ao insumo.

 

Pontos Fortes:

– de fácil mobilidade.

– o passeio ideal para quem busca paz, tranquilidade, ou burburinho e badalação, com gente bonita e agradável; para famílias, turistas solteiros, quem viaja com amigos ou sozinho.

– a cidade é limpa, bonita e muito bem cuidada – pelos moradores e pelo governo municipal. E é visto nas praças, nas igrejas e outros – como as trilhas e parques.

 

Pontos Francos:

Não consegui identificar nenhum ponto fraco pela excelência qualitativa apresentada pelo município.

 

Parafraseando a Cantora Fernanda Takai, que singularmente descreveu Minas Gerais:

Vai diminuindo a cidade, vai aumentando a simpatia, quanto menor a casinha, mais sincero o bom dia.

 

É o lacre. E Santa Bárbara deve fazer parte do destino em seus roteiros de viagem!

 

Referências:
Site da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara – MG.

Informações:
Hotel Quadrado
Site: http://hotelquadrado.com.br/
Telefone: (31) 3832-3106

LUIZ C. Z. CAETANO

Mineiro, de Belo Horizonte, gastrônomo, chef de cozinha internacional, crítico gastronômico, trabalha visando a segurança alimentar e nutricional desde 2006, apreciador de vinhos, um aficcionado por culturas, lugares, pessoas, paraísos e viagens. Dicas, como: destino, hotéis, restaurantes, aeroportos, roteiros, cultura, entretenimento, conforto e qualidade.