Informação e Sabedoria

Informação e Sabedoria

Vivemos um tempo muito interessante. Há não muito tempo era difícil, quase inacessível se conseguir informações. Só acadêmicos frequentadores de boas bibliotecas ou assinantes de revistas caras poderiam se manter atualizados sobre os mais importantes temas.

Me lembro do tempo que para um aluno fazer uma pesquisa ele precisava juntar muito material, escrever muito. Hoje, copiar e colar, fazem parte do jargão escolar. Existem sites especializados em prover “pesquisas” prontas, trabalhos de conclusão, TCCs e até teses de mestrado/doutorado pré-fabricados.

Hoje o problema é o contrário. Existe excesso de informação. Basta você procurar qualquer tema na Internet e os sistemas de busca “inteligente” literalmente vomitarão tal quantidade de informação que, se você não souber o que não quer saber, se sentirá confuso, sobrecarregado e perdido. Hoje, quando você procura algo, acaba abrindo a sua busca para várias outras buscas e sub-buscas que surgem sem que você tenha planejado antes lhe tomando um enorme tempo. Se você não souber o que não quer saber se afogará em irrelevâncias e inutilidades. Pior ainda, há excesso de mediocridade e de informações frequentemente errôneas.

Qual a saída para isso? Recomendo filtrarmos a informação quanto ao conhecimento dentro dela. Toda a informação que permite uma aplicação prática, real pode tornar-se conhecimento. O conhecimento nada mais é que uma gama de informações que se revelam úteis, importantes para alguém em algum momento e passam a fazer parte do repertório desta pessoa.

Porém, você não conhece alguém muito culto, detentor de grande conhecimento técnico de determinada área, leitor voraz, Ph.D., MBA, etc., e que não tem dinheiro para pagar as suas contas, não pode se dar ao prazer de tirar férias prolongadas ou jantar em lugares VIPs? Lhes falta sabedoria.

Sabedoria acontece quando o conhecimento acumulado aumenta a qualidade e quantidade de nossas escolhas disponíveis. Você é sábio quando conhece e reconhece as várias possibilidades numa situação e pode escolher aquela que lhe parecer a melhor naquele momento. Sabedoria é ter ou criar escolhas interessantes e poder fazer a melhor escolha disponível, sempre.

Seja sábio, informe-se deixando de fora o que não interessa ou não importa. Torne útil o que aprender e verifique se tal aprendizado aumenta suas escolhas disponíveis. Caso contrário, livre-se disso!

 

Dr. Nelson Spritzer
Neurolinguística / Master coach
CRM 9545

www.dolphin.com.br

……………………………………………………………………….
www.classiclife.com.br – Março/ 2017
Crédito imagem: “http://freepik.com/fotos-gratis/mulher-sentada-em-livros”

 

.

DR. NELSON SPRITZER

É Mestre em Cardiologia (UFRGS); Doutor em Nefrologia (Escola Paulista de Medicina); Master Trainer em Programação Neurolinguística; Diretor-Presidente do Grupo Dolphin TECH e do Centro Sulbrasileiro de Programação Neurolingüística (PNL). Livros publicados: “Pensamento e Mudança - Desmistificando a Programação Neurolingüística”; “O Novo Cérebro", "Como Obter Resultados Inteligentes”; “Ler Pessoas” e “Mapa da Mina”.