Reeducação Alimentar: o caminho para emagrecer…

adri_mikami - reed_alim

Reeducação Alimentar: o caminho para emagrecer com saúde

A reeducação alimentar é a melhor forma para conquistar saúde, qualidade de vida e estar de bem com o corpo. Consiste na mudança de hábitos alimentares que deve acontecer de forma gradual a fim de que o organismo se adapte àquelas. Ao contrário das dietas da moda, que têm começo, meio e fim, a reeducação alimentar é para a vida toda, o indivíduo aprende a se alimentar melhor, com mais qualidade, e sem deixar suas preferências de lado. É preciso ter em mente que essa mudança não irá e nem deve ocorrer da noite para o dia. Se os hábitos inadequados foram adquiridos e cultivados durante anos, pode levar semanas para transformar ou criar novos hábitos. Paciência, perseverança, força de vontade e determinação são fundamentais. Muitas pessoas querem mudar, querem emagrecer, mas não existe mágica de dois minutos.

Muitas vezes quando se fala em alimentação saudável, as pessoas acreditam que é aquela alimentação diet, light, tudo integral, sem graça, monótona, não pode isso ou aquilo, mas não é bem assim. Comer pouco também não é sinônimo de alimentação saudável, mas sim, fazer escolhas melhores a fim de oferecer ao organismo os nutrientes que ele precisa para garantir o seu funcionamento adequado.

…mais importante que comer “direito” é COMER MELHOR

Temos que ter prazer em se alimentar e é possível sim ter uma vida mais saudável comendo aquilo que gosta. Tudo começa na mente e um dos primeiros passos é libertar-se de conceitos errados, crenças limitantes e pensamentos sabotadores. E mais importante que comer “direito” é COMER MELHOR, ou seja, alimentar-se de forma mais saudável e com prazer, ao invés de comer “direito” porque tem que ser assim, porque na revista disse que tem que comer isso e aquilo, porque minha nutricionista mandou, resumindo: uma obrigação.

Você só pode adotar hábitos melhores se respeitar a pessoa que você é: suas origens étnicas, religião, estilo de vida, o clima em que vive, as horas que trabalha e o estágio da vida em que está. A melhor dieta é a sua, aquela que tem o seu nome e foi feita para você! O objetivo é ter um corpo mais esguio e um estilo de vida mais saudável, não reencarnar como alguma outra pessoa.

 

DICAS PARA COMEÇAR:

A reeducação alimentar começa a cada refeição! Fazer trocas saudáveis já é um bom começo. Uma dica valiosa é não eliminar nenhum alimento logo de cara, como muitas dietas sugerem, mas procurar o equilíbrio, aumentando o consumo de alimentos saudáveis como frutas, verduras, sucos naturais, cereais integrais, e ao mesmo tempo, diminuindo o consumo de alimentos que não oferecem nutrientes, e em geral são ricos em calorias, gorduras, açúcares, como doces, refrigerantes, biscoito recheado, alimentos industrializados. A alimentação, quanto mais natural, melhor!

 

Adriana Mikami
Nutricionista e Coach de Emagrecimento
adrianajmikami@gmail.com
Nutrição É Outra Coisa!

ADRIANA MIKAMI

Nutricionista e Coach de Emagrecimento, atua em Nutrição Clínica, Estética e Esportiva. Trabalha com grupos de emagrecimento e qualidade de vida. Experiência em Terapia de Nutrição Enteral e alimentação do idoso.