Testagens psicológicas

Testagens psicológicas

Um importante instrumento da psicologia

Uma das ferramentas mais utilizadas pela psicologia contemporânea, a aplicação de testes tornou-se um importante instrumento para que os profissionais da área façam avaliações científicas sobre o comportamento humano. São utilizados para os mais diferentes fins de diagnóstico, como em processos seletivos, avaliações psicológicas e psicodiagnósticos. Para explorar toda sua potencialidade, porém, é necessário que o psicólogo examinador tenha domínio da aplicação e da avaliação.

Dessa maneira, os testes podem ser utilizados como referencial de isenção da interferência da percepção e/ou julgamento do profissional que o está aplicando. O desenvolvimento desses testes é realizado em um longo processo de padronização, onde é feita a aplicação em uma amostra grande para definir os padrões de resposta. E para que tenha sucesso, deve realmente medir aquilo à que se propõe e ser eficiente em diferentes contextos e em diferentes períodos de tempo, ou seja, deve ser confiável e válido.

Os mais conhecidos são os testes de inteligência, muito utilizados nas escolas e nas situações em que há suspeita de déficit cognitivo ou superdotação de um paciente. Bastante confiável e válido, o teste Raven (envolve figuras geométricas, onde o individuo deve escolher uma delas para completar o todo) é um dos mais utilizados, medindo a inteligência geral em versões para diferentes idades. Já o Wais-III, também um famoso teste de inteligência, consiste em vários subtestes que medem mais habilidades específicas do indivíduo como memória, habilidade espacial, verbal, entre outras. Para avaliação da inteligência em crianças os testes mais utilizados são o Wisc-III e o Raven Colorido.

Muito utilizados em seleção de pessoal, os testes de personalidade são aplicados juntamente com os testes de inteligência. Nesse caso o empregador já pré-determina o perfil de profissional que procura, portanto, testes de personalidade poderão indicar aqueles candidatos que se enquadram nesses padrões.

É importante ressaltar que testes psicológicos podem ser aplicados única e exclusivamente por psicólogos ou estudantes de psicologia devidamente treinados, sendo proibida sua aplicação por profissionais de outras áreas ou leigos. Além do mais, os resultados brutos dos testes não significam nada sem um relatório do psicólogo que o aplicou, traduzindo os resultados em palavras simples e compreensíveis. Outro detalhe de máxima importância é o sigilo profissional, já que o resultado deve ser informado somente ao solicitante do teste, quando autorizado.

“Uma das ferramentas mais utilizadas pela psicologia contemporânea, a aplicação de testes tornou-se um importante instrumento para que os profissionais da área façam avaliações científicas sobre o comportamento humano.”

Além dos testes individuais, existem também os testes coletivos que são planejados, basicamente, para exame em massa e, em comparação aos testes individuais, têm suas vantagens e desvantagens. O ponto positivo é que podem ser aplicados em grandes grupos simultaneamente, como por exemplo, em concursos públicos. Facilita bastante o papel do examinador, uma vez que elimina a necessidade de uma relação direta com o examinado. Isso contrasta com o treinamento intensivo e a experiência exigida para aplicar os testes individuais, como o Rorschach, teste projetivo de personalidade. Embora os testes coletivos apresentem muitos aspectos desejáveis, esse tipo de teste carece de uma função indispensável que é a oportunidade do examinador estabelecer relação com o examinando para obter sua cooperação e manter o seu interesse. Ao contrário, nos testes individuais as observações complementares do comportamento do sujeito que possam interferir na sua realização são facilmente percebidas.

Hoje, os testes são instrumentos fundamentais para a avaliação psicodiagnóstica de indivíduos, propiciando a possibilidade de tomar conhecimento de forma sistematizada e consistente quanto aos aspectos do funcionamento psíquico ou cognitivo, sendo o conhecimento de seus resultados de grande valia também para profissionais das demais áreas da saúde ou educação.

 

Dr. Antônio Leonardo Sarmento
Psicólogo | CRP 07/11606

Endereço: Rua Rio Grande, 1032 – Sala: 202
Centro – Esteio – RS – Fone: (51) 9971.7585

……………………………………………………………………………..
Matéria publicada na Revista Classic Life Edição nº 19

DR. ANTÔNIO LEONARDO SARMENTO

Profissional com 12 anos de experiência no atendimento de crianças, adolescentes e adultos. Psicólogo Clínico em duas Instituições de Saúde. Atende casos de: Transtornos de ansiedade, depressão, pânico, dependência química, compulsão, transtorno afetivo bipolar, hiperatividade. Realiza: Avaliações Psicométricas, Psicodiagnósticas e Psicoterapia.