Morro de São Paulo, Bahia, Costa do Dendê.

Morro de São Paulo, Bahia, Costa do Dendê.

Em uma das ‘ladeiras poéticas’ de Morro de São Paulo, no muro está escrito:
“….porque o mundo pertence a quem se atreve, e a vida é muito para ser insignificante.”/ Charles Chaplin.

 

Com aproximadamente 115 km de cenários que remetem o mar e o céu (de litoral). Valença, MORRO DE SÃO PAULO, Boipeba, Igrapiúna, Cairu, Camamu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Barra Grande e Maraú. Entre a foz do rio Jaguaripe e a baía de Camamu. Ao sul do recôncavo baiano. Tem um mar de águas muito claras e quentes, praias desertas, ilhas pouco exploradas, paisagens paradisíacas, intermináveis piscinas naturais, recifes de corais (ideais para práticas de mergulho), ilhas fluviais, cachoeiras (em que são praticados esportes náuticos e de turismo de aventura), restingas, manguezais, paredões (procurados por escaladores) e muita Mata Atlântica preservada (por fazer parte da área de conservação e proteção ambiental da MA.), a Costa do Dendê é um dos paraísos do Estado da Bahia. Com um rico passado histórico, que entrelaça a rusticidade, e ambiente ‘selvagens’, é o que caracteriza o Glamour das praias, principalmente do nordeste brasileiro, em que o charme e o requinte ficam por conta da simplicidade.

Valença, que fica à 275km da capital Salvador, é um dos principais acessos para O ÚNICO MUNICÍPIO ARQUIPÉLAGO DO BRASIL E QUE É COMPOSTO POR 26 ILHAS, A CIDADE DE CAIRU. Valença é uma cidade ‘porto’ fluvial, com um importante centro comercial, e que apresenta na arquitetura construções datadas do século XVIII e XIX. Economicamente é conhecida como a cidade do camarão, pela rentável criação de camarões em cativeiro, além da produção de cravo, pimenta, coco e dendê.

Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé, uma das ilhas de Cairu, é um povoado com praias de águas claras, quentes e paisagens paradisíacas. Com acesso restrito, feito somente por aviões, helicópteros e barcos, reúne o esplendor da natureza em toda a sua plenitude. Frequentada, por casais e famílias que buscam sossego e paz, e por jovens (espíritos jovens) paulistas, mineiros, cariocas, …assim como, holandeses, israelenses, que querem curtir uma noite agitada, badalação, ver gente bonita e paquerar nas praias de areias brancas, enquanto tomam um espumante gelado, estarrecidos com a transparência da água.

Na parte sul da ilha, encontra: a Primeira praia (nome da praia), que é a praia do vilarejo; a Segunda praia (nome da praia), conhecida pela badalação, o burburinho, muita gente bonita, bares e restaurantes, com excelência na qualidade do atendimento prestado pelos serviços oferecidos.

A culinária baiana está presente e é apresentada nas mais variadas formas, da tradicional moqueca baiana de peixe com camarões e as mariscadas, ou em releituras, que fundem com a culinária do mediterrâneo, a culinária italiana, japonesa, vegana, assinadas por renomados Chefes de Cozinha, que conduzem com maestria, maravilhosos restaurantes e estabelecimentos gastronômicos como, o Chez Max, o Bella Vida, o Lounge Bar Ponto G Restaurant, o Andina Cozinha Latina, Sambass, Alquimia e a Toca do Morcego (que é a pedida para o drink da tarde, enquanto boquiaberto assiste o pôr do sol).

A Terceira praia (nome da praia) é calma e tranquila; a Quarta e a Quinta (ou praia do encanto) são praticamente desertas. Já, as praias da parte norte da ilha como, a Gamboa, Guarapuá, reforçam o simples, o rústico e o selvagem, que ditam o charme e o glamour da ilha.

E é na Quinta praia, ou Praia do Encanto, que fica situado o luxuosíssimo Hotel Vila dos Orixás Boutique e Spa, exclusivíssimo, oferece o Apartamento Standard, com decoração moderna, situados na frente da piscina em meio ao maravilhoso jardim; já os bangalôs superiores acomodam uma sala e hidromassagem nas suítes, estão situados próximos a piscina no jardim; e os bangalôs de luxo, que são um mezanino com sala de leitura, sala e banheira de hidromassagem, tem  uma vista espetacular do mar, estão na área exclusiva do hotel, em sua estrutura: um deck exterior de madeira com rede, e caminho particular para chegar ao bangalô.  A área da piscina, e o beach club, oferecem serviços com qualidade dos melhores hotéis do mundo, drinks, petiscos, carta de vinhos, espreguiçadeiras e alugueis de equipamentos para entretenimento e lazer, náuticos. O SPA Kairós é a garantia do relaxamento e do bem estar, com sofisticação, e excelentes profissionais, oferece tratamentos faciais e corpóreos, massagens relaxantes e anti stress. E tudo a passos do mar, á beira da praia. Excelente café da manhã. O intimismo é reforçado pelo proprietário do hotel, que dedica atenção a todos, e assim pode prestar um serviço único e diferenciado para cada hospede. O cosmopolita Vilarejo de Morro de São Paulo se faz pleno na sua exuberância da fauna e da flora. E a conexão direta com a natureza preservada, com a alegria do povo baiano, energiza a alma. A Bahia acalanta os corações,… por sua arte, cultura, música, gastronomia, história, e por suas belezas naturais, ímpares.  É certo que Morro de São Paulo e a Costa do Dendê, marcarão de vez a Bahia na sua vida. É o lacre!

 

Pontos Fortes:

É o passeio perfeito, o lugar é mágico, e tudo ao redor conspira para que sejam os melhores dias da sua vida. Não tenho do que reclamar pela proposta do passeio. Não encontrei pontos fracos que fossem relevantes para serem citados. A Bahia é mais que subir ‘ladeira na carreira’, é mais que um estado, a Bahia é Amor.

 

Fontes:
Prefeitura de Valença
Prefeitura de Cairu
Morro de São Paulo
Costa do dendê, litoral sul da Bahia
Site do Hotel: http://www.hotelviladosorixas.com

LUIZ C. Z. CAETANO

Mineiro, de Belo Horizonte, gastrônomo, chef de cozinha internacional, crítico gastronômico, trabalha visando a segurança alimentar e nutricional desde 2006, apreciador de vinhos, um aficcionado por culturas, lugares, pessoas, paraísos e viagens. Dicas, como: destino, hotéis, restaurantes, aeroportos, roteiros, cultura, entretenimento, conforto e qualidade.