Entrevistas

Solange Frazão: símbolo de saúde e boa forma

ed_12_solange_frazãoSOLANGE FRAZÃO

Símbolo de saúde e boa forma

 

 

Conhecida pela maioria das pessoas pelo seu trabalho como Personal Trainer, Solange Frazão é considerada hoje referência de saúde e beleza no Brasil. Este título é resultado de uma vida regrada e sempre dedicada aos exercícios físicos e a uma alimentação muito saudável. Apaixonada por esportes desde menina, Solange Hochgreb Frazão, sempre estudou muito e se empenhou para agregar cada vez mais informações e experiências que a levassem para o caminho do reconhecimento profissional.

Durante sua carreira obteve seguidos títulos de beleza, incluindo os de Miss São Paulo em 1982 e vice Miss Brasil em 1983, destaques no cenário nacional. Simples e meiga, Solange é exigente quanto ao resultado final de seu trabalho, postura que lhe confere o reconhecimento como uma das principais profissionais que atualmente são referências na área da Saúde. Ela também agrega ao seu currículo experiências como apresentadora de TV, tendo atuado no programa Passo a Passo com Solange Frazão, no quadro Agente Frazão do Planeta Xuxa da Rede Globo, e nos programas Dia a Dia com Olga Bongiovanni e Bom Dia Mulher. Solange também participou da Casa dos Artistas 3, no SBT.

A empresária da saúde

Símbolo de beleza e boa forma. É assim que a maioria das pessoas vê Solange Frazão. Porém, o que muitos não conhecem é a empresária que existe por trás da Personal Trainer de aparência impecável. Aliás, Solange não trabalha mais como professora de ginástica há mais de 10 anos, sendo hoje uma respeitada empresária do ramo da saúde. Atualmente sua carreira é direcionada a orientar as pessoas sobre qualidade de vida. Palestras e aulas-show, DVD’s com exercícios para serem realizados em casa, grife de roupas de ginástica, além dos programas “Corpo e Mente”, no portal Uol, e o Etc, um programa ”chic e inteligente”, pela Play TV, são as atividades que dão o rumo do dia-a-dia da empresária.

Em suas palestras ela explana sobre qualidade de vida, beleza e saúde física, mental e espiritual, repassando suas experiências e vivências. Para os grandes eventos, conta ainda com aulas-show, uma apresentação especial com 50 min de duração e participação ativa do público. Em entrevista exclusiva a Revista Classic Life, Solange Frazão contou um pouco mais sobre como ser um exemplo de bem-estar e saúde.

Atualmente a busca constante por melhora na qualidade de vida aumentou consideravelmente. Como você vê essa mudança? Não estaria apenas vinculada à busca pela beleza estética?

Realmente estamos vivendo uma nova era, onde a “mega tendência” é a saúde. Vejo essa mudança com uma alegria e uma satisfação muito grandes. As pessoas estão buscando uma qualidade de vida melhor e o principal, com mais saúde. E, de uma forma geral, estão mais interessadas no assunto e buscando informações. Não vejo as mudanças relacionadas somente à beleza estética. A maior parte busca a saúde. E mesmo as que procuram a boa forma física em primeiro lugar, de uma maneira geral, estão a um passo de conquistar um novo estilo de vida em prol deste objetivo. Este novo estilo de vida inclui exercícios, alimentação saudável e funcional, dormir bem, beber mais água e principalmente saber relaxar e retomar as energias positivas com meditações ou alongamentos especiais. “Viver bem e com qualidade está na moda”.

Essa realidade criou um novo nicho de mercado antes inexistente? Qual a maior procura do consumidor deste mercado?

Muitas, milhões! Academias, centros esportivos, clínicas estéticas, programas de TV, revistas, produtos lights e diets, cirurgias estéticas, programas esportivos, dvds especializados em aulas caseiras, etc.

Durante a carreira de Personal Trainer, qual era sua maior preocupação no seu trabalho?

Eu sempre tive muitas preocupações. Sempre me cobrei muito e sou perfeccionista demais. Nunca me dei por satisfeita enquanto não conseguisse atingir meus objetivos. Sempre me dediquei muito a saúde em primeiro lugar. E trabalhar com a saúde de uma pessoa é serio demais. Mas felizmente sempre fui reconhecida pela minha seriedade e dedicação com os meus alunos. Sempre me dediquei muito para que as pessoas pudessem ter não apenas uma aparência bonita, mas também um corpo e uma mente saudáveis.

Como aconteceu a transformação da professora de ginástica em empresária da área de saúde? Você não sente falta desta atividade?

Sinto muita falta e saudades. Confesso que às vezes ainda telefono para alunos antigos que se tornaram amigos até hoje ou para aqueles dos quais acabei me distanciando por conta da falta de contato. Tudo começou muito de repente e aconteceu muito rápido. Tive que parar de atuar em 1998 depois de 12 anos na área. Sinto saudades de tudo, até do tempo em que eu tinha mais tempo, apesar da agenda cheia. Tive que aprender que aquela “bola preta” era os olhos de muita gente reunida, talvez de dezenas e dezenas de pessoas. Na verdade a transformação maior se deve ao fato de que em vez de falar com uma ou 20 pessoas de uma só vez, eu comecei a falar com no mínimo 80 mil pessoas ao mesmo tempo.
A minha responsabilidade aumentou consideravelmente em quantidade e não consegui mais parar. Amo o que faço, porque sei o quanto posso ajudar, o quanto posso contribuir para que as pessoas vivam mais e com mais qualidade e bem-estar. É muito gratificante.

Como surgem as idéias de seus produtos? Qual é seu foco principal?

Sempre com um objetivo principal: a saúde. O meu foco é sempre poder contribuir com a melhora de vida e da auto-estima.

O que significa qualidade de vida para você?

É saber viver bem, é saber viver a vida, admirá-la, amá-la, receber com sabedoria e equilíbrio o dia a dia, e saber amar a si mesmo.

Qual é a reação do público de suas palestras e aulas? Como é o retorno (feedback) que você recebe?

É na verdade uma das minhas realizações, pois sou sempre aplaudida de pé. Esse reconhecimento é sublime, encantador, mágico e muito gratificante. Modéstia à parte, em tudo o que faço, procuro fazer o melhor. Esse é o meu defeito. Como já disse, sou perfeccionista demais. Tem que ser sempre maravilhoso! Se não, não vale (risos).

São comuns as empresas que contratam suas aulas para apresentar aos funcionários? Qual deve ser a preocupação dos empresários com o bem-estar do funcionário?

Fico feliz em ver que hoje em dia os empresários se preocupam com os funcionários. É fato que a empresa precisa de funcionários saudáveis para ela própria ser saudável e ter sucesso. Só se tem sucesso com saúde. E ponto! A falta da saúde gera desgaste e descontrole para a empresa. Empregados que faltam ou que trabalham doentes, sem prazer, estressados, sem auto-estima, com certeza contribuem para o fim desta empresa. Pesquisas comprovam que trabalhadores que fazem atividades físicas e agregam uma alimentação saudável com monitoramento adequado, têm um rendimento melhor para tudo. Melhora o desempenho, agilidade, pensamento aberto, habilidade, equilíbrio, inteligência, coordenação motora, etc.

Na sua opinião, quais são os principais inimigos da qualidade de vida na atualidade? Porque?

O sedentarismo, as drogas, o fumo e o estresse. São hábitos que só levam a piorar o dia-a-dia, podendo assim levar ao extremo, ou seja, a morte. Não tem saída.

Qual é o hábito mais difícil de modificar: o sedentarismo ou alimentação errada? Porque?

Na verdade, ambos. Um precisa estar interligado com o outro, sempre. Alimentação e exercícios devem caminhar juntos. Quando se tem o hábito errado desde pequeno, é difícil modificá-lo. Mas nada que a persistência e a determinação não vençam. Por isso, combate a eles, guerra! O importante é a força de vontade e a coragem. Temos que acreditar sempre e nunca desistir! Saúde!

Mais informações: www.solangefrazao.com.br

 

………………………………………………………………………………….
Entrevista publicada na Revista Classic Life – Edição nº 12

CLASSIC LIFE | Redação

CLASSIC LIFE | Redação

Classic Life é um site de variedades e entretenimento que visa disponibilizar aos leitores conteúdo de qualidade com objetivo informativo e educacional. Artigos sobre saúde, medicina, odontologia, nutrição, psicologia, estilo de vida, gastronomia, turismo, tecnologia, decoração, design, luxo, lançamentos, cultura, eventos, colunistas, entre outros.