Explorando São Luís: a ilha do Amor

Lucazoca - sao luis_2

Explorando São Luís: a ilha do Amor.

Grande parte das construções de São Luís do Maranhão são tombadas pela Unesco, e a arquitetura tem traços fortes da colonização portuguesa, mesmo tendo sido fundada em 1612 por franceses (e posteriormente invadida por holandeses). Os casarões tornaram espaços culturais, museus, lojas e restaurantes que preservam em suas fachadas os coloridos azulejos portugueses.

Uma curiosidade é que São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa, quando em 1621, o país foi dividido em duas unidades administrativas: Estado do Maranhão e Estado do Brasil.

Com uma população de 1014837 habitantes, São Luís é a terceira capital do Nordeste com maior IDH, perdendo apenas para Recife e Aracaju. Um desenvolvido setor industrial, corporativas e grandes empresas de diversas áreas se instalaram na cidade principalmente pela sua privilegiada posição geográfica.

A lagoa da Jansen fica na parte “nova” do município, e restaurantes sofisticados que servem pratos típicos como o arroz-de-cuxá, badalação e glamour estão espalhados ao redor. Existe um foco turístico voltado para a cultura local, e a valorização do folclore como: o boi, a ciranda, os festejos juninos e julinos reforçam o regionalismo para o turista.

O reggae (replico o que li):

“O reggae se tornou no Maranhão uma potência geradora de emprego e renda. Um atrativo turístico também que impacta direta e indiretamente milhares de pessoas. Além disso, é uma expressão cultural tão forte que Jamaicanos passaram a vir para morar aqui para trabalhar com a música” Fábio Araújo – para o portal G1.

Luzeiros São Luís

O Hotel Luzeiros São Luís localizado na badalada Ponta do Farol – possui restaurantes que servem cozinha internacional, um bar, uma piscina, espaço fitness e room service 24 horas. O Restaurante Timon, com serviços de buffet ou à la carte, dispondo de 60 lugares e o Restaurante Mearim, ambiente ideal para refeições de grupos e convenções, dotado de grande salão com 150 lugares. Lobby bar Munim, e o charmoso bar da piscina.

Com o design premiado, são 243 apartamentos, sendo 5 suítes e 13 estúdios. Requintado, funcional e moderno, o hotel te oferece excelência em seu quadro de funcionários, atenciosos, competentes, certificam e credibilizam a excelência do serviço prestado pelo hotel. Restaurantes, bares e boates agitam a Ponta do Farol.

São Luís é lindo, mas a viagem só fica completa quando você conhece os lençóis, as cidades de Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão são as principais entradas para o parque dos lençóis, informe-se direito sobre horários, formas de transporte, bancos, e estrutura que te agrade, sendo Barreirinhas a que oferece maior quantidade de serviços. São Luís é realmente a ilha do Amor.

Pontos fracos – Alguns casarões estão mal conservados, nem todas as praias apropriadas para o banho devido a poluição, então, é bom se informar, e com um grau de violência considerável.

Pontos fortes – A valorização da cultura local é uma preocupação inclusive dos governos, como a preservação do folclore, da gastronomia, e das festas regionais.

 

Fontes: Site da Prefeitura Municipal de São Luis e Hotel: Luzeiros São Luís

 

LUIZ C. Z. CAETANO

Mineiro, de Belo Horizonte, gastrônomo, chef de cozinha internacional, crítico gastronômico, trabalha visando a segurança alimentar e nutricional desde 2006, apreciador de vinhos, um aficcionado por culturas, lugares, pessoas, paraísos e viagens. Dicas, como: destino, hotéis, restaurantes, aeroportos, roteiros, cultura, entretenimento, conforto e qualidade.